Linux Firewall: O que é? Quais as melhores opções?

Você já sabe o que é o Linux Firewall? Para entender melhor, basta analisar o quanto a internet e o compartilhamento de dados cresceram ao longo dos anos, desde quando foram desenvolvidos na década de 90. 

Hoje, segundo o Instituto Insper, já são cerca de 5 bilhões de usuários ativos — mais de 60% da população mundial. Isso é um grande avanço social e econômico!

Porém, com tanto crescimento e distribuição de informações, surgiram também os sistemas maliciosos.

Eles buscam roubar e manipular dados de forma ilegal, prejudicando não somente o universo online, mas afetando vidas no “mundo real”. 

Por isso, algumas ações precisaram ser tomadas para proteger os usuários e as informações confidenciais que eles compartilham. 

No sistema Linux, por exemplo, são usados Firewalls altamente estruturados, capazes de manter todo o sistema seguro e intacto. Apesar de ser algo muito útil, muitos ainda têm dúvidas sobre ele, como:

  • Afinal, o que é o Linux Firewall?
  • Qual a importância do Linux Firewall?
  • Qual o melhor firewall para Linux?
  • Como estruturar o Linux Firewall?

Todas essas perguntas serão respondidas no artigo de hoje! A equipe Certificação Linux desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber. Acompanhe e confira!

O que é um Linux Firewall?

Um Linux Firewall é um sistema de defesa automático, implementado no Linux e administrado pelo usuário principal, que define quais dados serão permitidos e quais regras serão aplicadas. 

A partir dessa definição inicial, o sistema “aprende” e executa as etapas sozinho, protegendo a sua rede. 

Para ficar fácil, lembre-se de firewall como uma “parede de fogo” que protege o fluxo de dados. Antes de qualquer usuário ou informação acessar a sua rede, precisa passar por ela. 

banner-lpic-1-1024x256 Linux Firewall: O que é? Quais as melhores opções?

A importância de ter conhecimento sobre Linux Firewall

A segurança da informação no Linux tem sido cada vez mais discutida — é realmente um assunto em alta. Por isso, se você é um profissional de TI, entender como aplicar a metodologia de Linux Firewall pode ser um grande diferencial na carreira. 

Ainda, permite que dados sigilosos de empresas e redes sejam mantidos seguros, impedindo tentativas de ataques e invasões maliciosas. 

Assim, você pode se especializar na metodologia e se destacar no mercado de trabalho, além de proteger e garantir um bom resultado para empresas desse segmento. 

Qual é o melhor firewall para Linux?

linux-firewall-melhor Linux Firewall: O que é? Quais as melhores opções?
Foto: Pexels | Como escolher o melhor?

O melhor Firewall para Linux é, sem dúvidas, o Iptables. O Iptables nada mais é do que uma ferramenta para filtrar pacotes e decidir qual será o destino deles. 

Ainda, ele permite diversas configurações diferentes ao tratar os pacotes, que podem ser estilizados e filtrados como parte de uma rede toda, de um sistema ou apenas de um equipamento, por exemplo.

O custo benefício deste sistema, em especial, chama atenção. Ele pode ser facilmente adaptado para qualquer tipo de empresa, rede ou necessidade, conforme a realidade encontrada pelo profissional. 

Como configurar firewall linux iptables no CentOS

Quando falamos em iptables, uma dúvida muito comum é como configurá-lo no CentOS, que é uma das opções de sistemas operacionais para o Linux. 

A verdade é que configurá-lo é muito simples. Antes, porém, é importante desinstalar qualquer outro Firewall já existente na máquina, para que não haja nenhum conflito. 

Faça isso através do privilégio sudo e “systemctl stop firewalld”, acionando o comando “sudo yum install iptables-services”. 

4 Linux Fw que também merecem a sua atenção

Apesar de o iptables ser o melhor de todos, ainda existem outras opções viáveis em Firewall Linux que você pode escolher. Listamos os 4 mais famosos abaixo.

UFW

O UFW é o firewall do Ubuntu, outra distribuição Linux. Sua abreviação UFW provém do nome Uncomplicated Firewall, e tem a promessa de descomplicar este sistema para o usuário. 

Por isso, ele é mais simples de mexer que o iptables e pode ser uma ótima alternativa caso você ainda esteja aprendendo e mergulhando no assunto.

Ele ainda oferece informações detalhadas sobre eventos entrantes, de saída, endereços de IP, tamanhos dos pacotes encontrados, tempos de resposta e expiração, protocolos e portas de comunicação. 

Douane

O Douane é ainda outra alternativa viável, que permite o controle de situações como o bloqueio de aplicativos e conexões de rede. 

Tudo isso é definido de modo muito simples, utilizando a interface de botões “permitir” e “negar” que o próprio sistema oferece, a fim de criar regras pré-programadas. 

Essa interface é o grande diferencial do sistema. Apesar disso, outra situação o torna inacessível para os usuários iniciantes: a instalação e falta de atualizações para baixar automaticamente. 

O ponto negativo é ter que baixar manualmente cada pacote do sistema e instalá-lo separadamente — algo que pode ser trabalhoso e demorado. 

IPFire

A vantagem do IPFire é a agilidade e versatilidade. Apesar de ser classificado como um sistema operacional tal qual Ubuntu ou Debian, sua fama é por ser perfeito para uso como Firewall. 

Por essa questão, ele é extremamente completo e conta com recursos únicos, que podem ser aplicados em diversos contextos para promover segurança. 

Com ele, o usuário pode criar redes, servidores e regras para a aplicação em rede, além de serviços de hospedagem em outros servidores. 

pfSense

O firewall pfSense tem funções de roteador e é baseado no FreeBSD. Além disso, apresenta uma interface mais “clean” e acessível. 

Ainda, devido a tanta história e processos de desenvolvimento, o pfSense é um dos mais bem documentados. Por este fato também existe uma grande comunidade de suporte e de usuários do pfSense — algo ideal para tirar dúvidas.  

banner-lpic-2-1024x256 Linux Firewall: O que é? Quais as melhores opções?

Leia mais: Firewall pfSense: o que é, vantagens e como instalar o software

Fique de olho em fóruns e comunidades sobre Linux Firewall

linux-firewall-forum Linux Firewall: O que é? Quais as melhores opções?
Foto: Pexels | Os fóruns podem ser a melhor saída.

Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece com os Firewalls Linux e obter as respostas para as suas principais dúvidas acerca do tema, precisa conferir os fóruns e comunidades de cada firewall. 

Caso você tenha decidido que o iptables é o perfeito para você, por exemplo, acesse os fóruns sobre ele. 

Lá, será possível acompanhar as principais atualizações, bugs e soluções encontradas por outros usuários e até por desenvolvedores do software. 

Ainda, pode escolher fóruns de comunidades mais abrangentes, que falam sobre todo tipo de firewall, para ficar antenado sobre as tendências e possibilidades. 

Um bom exemplo de fórum para se manter atualizado é o Brazil Firewall And Router, da comunidade Viva o Linux. 

Nele, você encontrará diversos tópicos de discussões antigas e recentes sobre o tema, com o objetivo de aprender cada vez mais. 

Certificação Linux: cursos em Linux com estrutura totalmente didática e aplicável. Alavanque a sua carreira. Clique e saiba mais!

Conclusão

Percebeu como entender sobre Linux Firewall é simples? Basta adquirir os conhecimentos exatos sobre o tema em uma fonte confiável como a Certificação Linux! 

Você aprendeu sobre a importância desses sistemas e quais são os principais, além de como instalar e utilizar fóruns de informação a seu favor. 

Se você gosta de conteúdos sobre Linux, tendências de tecnologia e carreira no mercado de TI, precisa conferir o blog Certificação Linux! 

Nele, compartilhamos artigos gratuitos, que te ajudam de modo prático e aplicável. Ao final de cada leitura, você terá uma visão totalmente diferente sobre os assuntos! 

Alguns que podem te interessar, especialmente se está iniciando no universo Linux, são: