Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar

Um emulador Linux é tudo o que você precisa para conseguir navegar pelas funcionalidades de outros sistemas como Android e desfrutar das ferramentas e jogos que mais gosta. 

Mas, para que isso seja possível, é necessário escolher um bom emulador Linux e saber como instalá-lo corretamente. 

Pensando em te ajudar, a equipe Certificação Linux desenvolveu este conteúdo completo, com os 8 principais emuladores para Linux que você precisa conhecer e testar. Basta continuar a leitura. Confira! 

O que é um emulador linux e para que serve?

emulador-linux-o-que-e Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar
Foto: Pexels | O que é um emulador Linux?

Um emulador Linux é um software que permite a utilização de um sistema operacional diferente em paralelo àquele que já existe no seu dispositivo. 

Pode ser usado para executar programas mais antigos, que originalmente não são compatíveis com o seu modelo de dispositivo. Ou ainda para jogar e rodar aplicativos que são típicos mobile, de sistemas Android, por exemplo. 

Se você já está acostumado a usar Windows e deseja testar o Linux e suas funcionalidades, pode simplesmente utilizar um emulador para Linux e navegar por este sistema sem afetar o seu principal.

O ponto é a facilidade de acesso e funcionalidade que o emulador pode trazer para o seu dia a dia, complementando sua “caixa de ferramentas”, caso você trabalhe na área de TI.

Pode ser que você precise acessar ferramentas próprias do Mac e Windows no seu computador, como os terminais de cada sistema operacional. 

Ainda, pode ser que você esteja se sentindo nostálgico e queira acessar um game “antigo” do tempo que você era adolescente. 

Assim, o emulador pode proporcionar mais diversão, caso você esteja buscando o emulador com a finalidade de entretenimento.

banner-lpic-1-1024x256 Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar

8 opções de emuladores para linux

Pensando em te ajudar a entender melhor quais são os melhores emuladores para usar no Linux, nossa equipe selecionou 8 opções, que você pode escolher e se adaptar. Confira!

1. GNOME Terminal

O GNOME Terminal, como o nome sugere, é um emulador de terminal, ideal para quem deseja mexer na configuração e segurança do sistema. 

Através dele, é possível explorar os diversos comandos Linux e atalhos úteis, para facilitar a rotina de desenvolvimento ou teste de segurança do Linux

Assim, é possível acessar o terminal Shell sem precisar mudar de área de trabalho gráfica ou interface.

2. Genymotion

Para emular o Android no Linux, a solução é o Genymotion. Este software é simples e leve de executar, por isso tem ganhado fama no meio digital. 

Um dos pré-requisitos para que ele funcione é a instalação prévia do VirtualBox, um software de máquina virtual que fará a conexão entre os sistemas. 

Feito isso, basta acessar o site principal do software e fazer o download. Siga as instruções de instalação e, se precisar, procure por fóruns e vídeos no YouTube.

3. Hyper-V

Por incrível que pareça, este emulador foi desenvolvido pela Microsoft e pode executar diversas distribuições Linux, além de apresentar recursos exclusivos, como:

  • possibilidade de backup em nuvem;
  • criptografia e gerenciamento de dados;
  • alta segurança e confiabilidade.

A única desvantagem do emulador é o consumo de memória RAM e hardware, que pode não compensar. 

4. Anbox

Anbox é outra opção de emulador de Android, que pode ser instalada em container no Linux. Segundo informações disponibilizadas no site oficial, ele é capaz de integrar diversos recursos do GNU Linux. 

Assim, o sistema operacional fica totalmente separado do Android e não consome o potencial do seu hardware. 

Você pode navegar por qualquer versão Android que precisar, além de ser seguro e integrado, permitindo explorar diversos recursos. 

5. QEMU

Um grande diferencial de destaque do QEMU é sua otimização e suporte de hardware. Por ser um sistema estável, desenvolvido a partir de linguagem C, ele tem uma boa estrutura. 

Além disso, oferece o salvamento automático — quando sair, tudo estará salvo instantaneamente. Você só precisa reiniciar quando voltar. 

Para que tudo funcione corretamente, será preciso uma boa memória RAM e uma potência de CPU razoável, a fim de ter um desempenho uniforme e sem problemas de hardware. 

6. Terminator

O emulador Terminator se destaca quando pensamos em organização de terminais em um único espaço — como uma única janela. 

Com isso, economizamos tempo, layout e desempenho. É possível também acionar diversos comandos diferentes com o conjunto de atalhos e teclas, que podem facilitar o dia a dia de trabalho de muitos profissionais. 

Sua linguagem atual é Java — a versão anterior foi desenvolvida em Phyton. Por isso, ele se torna um emulador mais dependente do que os demais. 

banner-lpic-2-1024x256 Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar

7. Tilda

Mais uma opção em emulador de terminal, o Tilda pode ser seu grande aliado em termos de mobilidade e layout — seu diferencial é a característica de movimento pela tela utilizando o controle de teclas espaciais. 

Ainda, algo que chama atenção é sua capacidade de personalização. Tanto os seus atalhos quanto a aparência da interface podem ser alteradas do modo que você quiser. 

É interessante que a barra de pesquisas que acompanha o software também é inteligente e aceita pesquisas em letras minúsculas e maiúsculas. No geral, você pode ativá-la com o comando F. 

Posteriormente, se desejar, pode alterar também essa configuração, conforme as necessidades do seu trabalho ou realidade de utilização. 

8. Xterm

O Xterm não é um emulador novo. Ele existe desde 1984, projetado originalmente para sistemas Windows. 

Mesmo assim,é totalmente possível instalar o Xterm em pacotes gráficos do Linux, garantindo alta compatibilidade, sem prejudicar o sistema. 

É também um sistema de código aberto com função de terminal, que pode executar linhas de comando específicas. 

Conclusão

emulador-linux-conclusao Emuladores para Linux: 8 excelentes opções para utilizar
Foto: Pexels | Emulador Linux conclusão. 

Percebeu como o emulador Linux é uma ferramenta interessante para otimizar e aprimorar as rotinas de desenvolvedores e profissionais da área de tecnologia? 

Mesmo que você esteja começando a estudar sobre o universo Linux, ainda assim é possível entender como os emuladores funcionam e fazer alguns testes. 

Mas, o melhor modo de aprender sobre Linux, sem dúvidas, é por meio de um bom curso online, com um professor que realmente domine o assunto e seja experiente. 
Essa combinação perfeita você encontra em todos os cursos da Certificação Linux, coordenados e ministrados pelo Professor Uirá Ribeiro.