Porque aprender Linux? - Certificação Linux

Porque aprender Linux?

By Prof. Uirá Ribeiro | Linux

out 03

O Linux está cada vez mais presente em grandes empresas e em áreas críticas de crescimento, especialmente em Cloud Computing. As organizações empresariais têm identificado Linux como a plataforma dominante para a computação em nuvem (76% dos servidores). Já na área de novas aplicações e serviços, mais de 75% das organizações relatam que adotaram Linux nos últimos dois anos.

A Linux Foundation tem visto a crescente demanda por profissionais e por matrículas em programas de formação para Linux nos últimos anos, bem como um aumento no número de usuários do mundo dos negócios que contribuem para a comunidade.

Isto porque o Linux é um sistema seguro e muito eficiente para várias empresas sem fins lucrativos, para o governo e para várias outras empresas que você nem podia imaginar. Acompanhe no post de hoje e conheça algumas delas:

Eles usam Linux e você nem imaginava

 1 – NASA

A NASA precisa de um grande poder de processamento para fazer cálculos complexos, armazenar dados de forma segura e realizar pesquisas e experimentos. Sim! A Nasa usa Linux em seus satélites, em seus robôs e em seus supercomputadores.

Quase todos os supercomputadores do mundo utilizam Linux. Supercomputadores também são usados para diversas coisas que afetam sua vida cotidiana, praticamente sem você perceber. O número oficial é que quase 94% dos 500 maiores supercomputadores do mundo funcionam com Linux.

2 – CERN

A maior e mais cara máquina construída pelo homem, que tenta revelar os mistérios mais profundos e fundamentais da física usa o Scientific Linux.

Os processadores dos laboratórios do CERN processam mais de 15 petabytes por ano, a quantidade de dados usada para abastecer o LHC (Large Hadron Collider) em um ano. O Linux é muito eficiente nessas tarefas.

 3 – Os exércitos do mundo

Especificamente nos Estados Unidos, a frota de submarinos mais avançados no mundo utiliza Linux para controlar todos os sistemas de bordo. Há também muitos outros projetos do exército americano que usam Linux, como drones e aeronaves.

4. A Bolsa de Valores de Nova York

150 bilhões em ações e títulos são negociados todos os dias na bolsa de valores mais ativa do planeta. E para a sua surpresa, a Bolsa de valores de Nova York conta que o Linux em todas as suas operações, isto porque qualquer pequeno erro poderia significar uma perda de vários milhões de dólares.

5 – Os governos do mundo

Vários governos do mundo estão mudando seus sistemas operacionais para o Linux, pois não podem gastar milhões de dólares em licenças de outros softwares. A mudança de curso deve ser gradual.

No Brasil ele é usado principalmente para tarefas administrativas, ou seja, para servidores e PCs de usuários que trabalham no governo.

6 – O trem-bala japonês

É o sistema ferroviário mais pontual no mundo e usa Linux para todas as suas tarefas, desde a organização, controle do tempo e para tarefas administrativas. A cada ano, o Shinkansen (trem-bala) transporta mais de 151 milhões de passageiros por ano, a uma velocidade máxima de 320 km/h.

7 – FAA

É a Federal Aviation Administration dos EUA. Eles devem monitorar todo o tráfego aéreo e executar muitas tarefas de apoio e administração da aviação americana. Aqui especialistas e os sistemas de inteligência artificial são obrigados a executar cálculos e tomar decisões que podem afetar milhares de passageiros.

8 – Facebook

O Facebook também utiliza o Linux, especificamente para operar os dados dos seus mais de 1.00 milhões de usuários, utilizando uma versão modificada do CentOS 5.2.

9 – Google

A escolha foi simples para o Google: o preço mais baixo, o melhor desempenho e a capacidade de personalizar qualquer parte do sistema operacional. O Google não só usa Linux em seus milhares de servidores de alto desempenho, mas também em PCs onde cada empregado pode personalizar o seu Linux como quiser.

10 Wikipedia

Mais de um milhão de itens que todo mundo usa para trabalhos escolares são montados em servidores Linux. Milhares de visitantes por minuto e menos de 10 pessoas para gerenciar todos os trabalhos de manutenção. Você acha se poderia fazer isso com o Windows?

11 – Android

O Android presente em mais da metade dos celulares do mundo usam o Linux. Você sabia?

E então, ficou surpreso com a quantidade de potencias mundiais que adotaram o Linux? Conheça nossos cursos e seja mais um a entrar neste mundo!

Follow

About the Author

Graduado em Computação e Mestre em Informática. Atualmente é Diretor Geral da Universidade Salgado de Oliveira responsável por 10 cursos. Tem experiência em telecomunicações, desenvolvimento, e-learning e gestão de pessoas. É autor dos livros Certificação Linux, Sistemas Distribuídos, Metodologia Científica Teoria e Prática, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e 37 Hábitos dos professores altamente eficazes.

Mostrar Botões
Esconder Botões