Ubuntu Linux: vantagens e como instalar a distribuição

O Ubuntu Linux é uma das distribuições mais famosas de sistema operacional. Isso porque ele apresenta inúmeras vantagens para quem o usa. 

Desde usuários “comuns” até profissionais do ramo de TI, como programadores, desenvolvedores e engenheiros de software podem ter a rotina otimizada com essa distro. 

Se você quer saber tudo sobre o Ubuntu Linux, está no lugar certo! A equipe Certificação Linux desenvolveu este artigo completo, com todas as características, vantagens e motivos para utilizá-lo. 

Ao final do conteúdo, você também aprenderá a baixá-lo e instalá-lo no seu computador. Então, vale a pena a leitura. Acompanhe! 

O que é o sistema Ubuntu do Linux?

O Ubuntu do Linux é um sistema operacional, que utiliza o kernel, ou “núcleo” do Linux. Isso faz com que ele seja open source e extremamente acessível, assim como acontece com o próprio Linux. 

Com ele, o modo de interação entre hardware e software se torna único, com suas peculiaridades, possibilidades e abrangências.

Esse SO foi desenvolvido pela empresa Canonical, por volta de 2004. Ele é conhecido por ser rápido, seguro e constantemente atualizado — algo que nem sempre acontece com as outras distribuições do mercado. 

Características do Linux Ubuntu

O Linux Ubuntu é bem diferente de todos os outros sistemas operacionais disponíveis a partir do kernel Linux

Afinal, ele é super seguro e intuitivo, acompanhado por um grande pacote de softwares úteis ao dia a dia. 

Semestralmente, sua comunidade desenvolvedora lança uma nova atualização gratuita para melhorar a ferramenta.

Além disso, em termos mais técnicos, o Ubuntu se diferencia na quantidade de gerenciadores de arquivos compatíveis. 

Caso você não saiba, o gerenciador de arquivos é o modo como todos os arquivos, pastas e diretórios são organizados e mostrados ao usuário, através de uma interface gráfica única e interativa. 

Dentre as funções do gerenciador de arquivos, as principais são:

  • criar;
  • copiar e colar;
  • excluir;
  • renomear;
  • alterar;
  • e mover os dados disponíveis.
banner-lpic-2-1024x256 Ubuntu Linux: vantagens e como instalar a distribuição

Tudo é feito conforme as permissões e perfis de usuário do sistema operacional.

Alguns gerenciadores de arquivos disponíveis, são:

  • Conquistador;
  • NEMO;
  • Thunar;
  • Nautilus e Krusader.

Quais as vantagens da distribuição Ubuntu?

ubuntu-linux-vantagens Ubuntu Linux: vantagens e como instalar a distribuição
Foto: Unsplash | Vantagens do Ubuntu Linux. 

São várias as vantagens da distribuição Ubuntu para Linux. Para te ajudar a ver se realmente vale a pena, te mostraremos cada benefício a seguir. 

Gratuito

A maior vantagem é a possibilidade de ser gratuito. Por ser open-source e utilizar o kernel Linux, você não precisa pagar nada para ter a distribuição e usá-la livremente. 

Existe, é claro, a possibilidade de contribuir para a comunidade de desenvolvedores com um valor mensal e desfrutar de benefícios exclusivos. Mas, não é obrigatório. 

Os softwares que vêm junto, no pacote, também são gratuitos:

  • editores de textos, como o Word;
  • editor de apresentações, como o PowerPoint;
  • editores de planilhas, como o Excel 
  • e outros aplicativos semelhantes ao Microsoft Office, do Windows, são disponibilizados gratuitamente, economizando investimentos altos. 

Instalação simples

Outro ponto é a facilidade em instalar e manter a distribuição funcionando corretamente, conforme o esperado, no seu dispositivo.

Para baixá-la, basta acessar o site oficial do Ubuntu e baixar a versão que desejar. É importante apenas conferir se as especificações do seu computador são correspondentes aos requisitos de instalação.  

Comunidade ativa

Outro benefício é a comunidade ativa, que está sempre desenvolvendo novas soluções e versões para correção de possíveis bugs no sistema.

O objetivo comum é deixá-lo sempre o mais seguro possível, além de ser compatível a todos os tipos de hardware, acompanhando a evolução do mercado de tecnologia. 

Caso você precise de ajuda ou de tutoriais para qualquer problema ou dificuldade que encontrar, basta “dar um Google” e checar os diversos conteúdos postados em fóruns de comunidades de desenvolvedores e usuários. 

Para praticamente todas as dúvidas já existe uma resposta pronta ou um passo a passo prático — afinal, desde 2004 estão se desenvolvendo. 

Liberdade para customização

Por fim, outro atrativo é a possibilidade de personalização e customização que só o Ubuntu Linux oferece. Você pode deixar o sistema todo com a “sua cara”.

É possível instalar temas e personalizar até a aparência dos ícones dos aplicativos, trocando as paletas de cores, fontes e o cursor do mouse. 

Com uma aplicação chamada “Folder Color”, é possível trocar até as cores dos ícones das pastas dentro dos gerenciadores de arquivos. 

Sua área de trabalho também é um universo de infinitas possibilidades e combinações — basta usar a criatividade conforme quiser. 

Por que usar o Linux Ubuntu ao invés do Windows

ubuntu-linux-porque-usar Ubuntu Linux: vantagens e como instalar a distribuição
Foto: Unsplash | Porque usar o Ubuntu Linux. 

Existem ainda motivos interessantes para escolher o Ubuntu Linux ao invés do Windows — muitas pessoas ficam pasmas com essa ideia, mas a troca é totalmente vantajosa. 

O primeiro motivo é que o Ubuntu é muito mais seguro do que o Windows, dispensando até mesmo sistemas de antivírus ou soluções de terceiros (que podem ser maliciosas).

No Windows, porém, é impossível navegar e manter a sua segurança sem um bom antivírus. 

Ainda há a questão da estabilidade do sistema operacional. O Windows é famoso por ter diversos bugs e travamentos, exigindo que o usuário reinicie o dispositivo de tempos em tempos. 

Os sistemas Linux, por sua vez, são famosos por sua estabilidade — especialmente o Ubuntu. A sua capacidade de rodar diversos processos ao mesmo tempo sem travar é gigante! 

Além disso, as atualizações são constantes e gratuitas, possibilitando melhorias constantes, caso surjam bugs ou problemas, ao passo que com o Windows, as novas versões são pagas.

banner-lpic-1-1024x256 Ubuntu Linux: vantagens e como instalar a distribuição

Como instalar o Ubuntu no Linux?

Com tudo isso em mente, saiba que instalar o Ubuntu no Linux não é nada difícil. Basta obter a imagem de instalação do sistema em um pendrive ou CD, para fazer a inicialização. 

Para isso, siga os passos: 

  • acesse o site oficial e faça o download diretamente no dispositivo escolhido;
  • crie uma unidade de USB inicializável;
  • conecte o seu USB no slot e reinicie a máquina;
  • a janela do Ubuntu será aberta;
  • siga as instruções escolhendo o Português como seu idioma principal;
  • selecione “instalar Ubuntu” e siga os passos de instalação;
  • escolha sua localização e seu idioma do teclado;
  • forneça alguns dados pessoais, que servirão para credenciar o seu uso;
  • e está pronto! 

Percebeu como é simples? Basta seguir os passos, que são bem intuitivos pelo próprio assistente de instalação do sistema. 

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu quais são as principais vantagens em utilizar o sistema Ubuntu no seu dia a dia, além de entender como instalar, de fato, o sistema. 

Apesar de parecer super complicado para algumas pessoas, aprender Linux não é impossível, ainda mais quando você entende melhor sobre os processos, comandos e distribuições

Se você gosta deste tópico, precisa conferir os outros artigos da Certificação Linux. Sempre compartilhamos os melhores conteúdos para te ajudar a se desenvolver na carreira. 

Também oferecemos cursos online sobre Linux e certificações, todos com possibilidade de testar por 7 dias e descobrir se a metodologia te cativa. Vale a pena conferir! 

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Matricule-se com trial de 7 dias grátis!