fbpx

Pra quem gosta do velho e bom UNIX, o FreeBSD acaba de lançar sua versão 12.0.

Pra quem não tá ligado ainda, o FreeBSD é um sistema operacional livre do tipo Unix-like que provém do Research Unix via a Berkeley Software Distribution. Porém, por motivos legais o FreeBSD não pode usar a marca registada Unix,  o qual foi historicamente chamado “BSD Unix” ou “Berkeley Unix. É usado em desktops, plataformas embarcadas e para alimentar servidores modernos.

O FreeBSD 12.0 está disponível para as arquiteturas i386, amd64, sparc64, powerpcspe, powerpc, aarch64, armv6 e armv7.

Veja as novidades desta versão:

  • Algumas atualizações importantes incluem o OpenSSL, que agora foi atualizado para 1.1.1a (Suporte de Longo Prazo), Não consolidado para a versão 1.8.1, OpenSSH para a versão 7.8p1, KDE atualizado para a versão 5.12.5.
  • O servidor NFS 4.1 agora inclui suporte ao servidor pNFS.
  • O FreeBSD 12.0 habilitou a opção de configuração do kernel DANE-TA, VIMAGE por padrão. A opção NUMA também foi habilitada por padrão nas configurações de kernel GENERIC e MINIMAL.
  • O suporte gráfico foi aprimorado para atender ao hardware de geração atual. O driver DRM para chipsets gráficos modernos será removido no FreeBSD 13.
  • Alguns drivers foram atualizados e alguns outros foram preteridos. Para drivers de rede, o ixl (4) foi atualizado para a versão 1.9.9-k, enquanto o ixlv (4) foi renomeado para iavf (4) (atualizado para usar iflib (9). O lmc (4), ixgb (4), nxge (4) e vxge (4) foram removidos.O jedec_ts (4) foi removido e substituído por jedec_dimm (4).

Baixe e instale o FreeBSD 12.0

O instalador do FreeBSD 12.0 pode ser baixado em diferentes formatos. Pode ser instalado a partir de uma imagem ISO inicializável, bem como através da rede. Também é possível instalar a partir de um cartão de memória USB em algumas arquiteturas.

Você pode baixar o instalador do FreeBSD 12.0, a máquina virtual e as imagens do cartão SD no link abaixo:

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode fazer a matrícula aqui com trial de 7 dias grátis. Se você já tem uma conta, pode acessar aqui.

Gostou? Compartilhe 🙂

Novos Recursos do FreeBSD 12.0
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.