Melhores distribuições linux e 5 opções para iniciantes

Se você está começando a pesquisar sobre linux recentemente, já deve ter reparado que muito se fala em distribuições linux, também chamadas de “distros”. 

A verdade é que, quanto mais a busca pelo sistema operacional linux cresce, mais distribuições surgem. 

Por ser um sistema operacional de código aberto, muitos desenvolvedores utilizam sua fonte para formular distros cada vez mais sofisticadas e úteis para os usuários do open source. 

Apesar disso, há muitas dúvidas comuns que envolvem o tema: desde como escolher uma distribuição linux, até quais são as melhores opções para iniciantes no sistema operacional. 

Pensando em te ajudar a solucioná-las, a equipe Certificação Linux desenvolveu este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre as distribuições Linux e quais escolher durante sua jornada. Basta continuar a leitura. Acompanhe! 

O que são Distribuições Linux?

As distribuições linux, ou simplesmente “distros” são variações do sistema operacional a partir da utilização de seu código fonte, que é aberto e, por isso, permite que diferentes soluções sejam formuladas. 

Cada uma das inúmeras distribuições existentes visam atender às necessidades de públicos específicos, tais como:

  • programadores e desenvolvedores;
  • usuários domésticos, que não têm tantas exigências quanto a agilidade e aplicativos ou softwares específicos;
  •  e aqueles que demandam alto nível de segurança da informação e privacidade em suas operações, como sistemas bancários e financeiros.

Conheça e aprenda com o curso de segurança no LInux da Certificação Linux, online e o mais completo do mercado

Vale ressaltar também que, diferentemente do que muitos pensam, as distribuições linux não são instaladas todas da mesma forma, muito menos apresentam as mesmas interfaces gráficas sempre. 

Até mesmo os sistemas e processos de leitura de arquivos são diferentes, bem como o nível de compatibilidade possível. Isso significa dizer que, ao decidir qual distro usar, o usuário precisa se atentar a pontos como:

  • qual a sua compatibilidade relacionadas aos aplicativos e recursos disponíveis no mercado;
  • quais são suas necessidades básicas e quais itens não podem faltar para satisfazer suas tarefas cotidianas;
  • e qual a disponibilidade técnica do aparelho ou computador em que pretende instalar. 

Como escolher uma distribuição Linux?

distribuicoes-linux-como-escolher-1 Melhores distribuições linux e 5 opções para iniciantes
Foto: Freepik | Como escolher uma distro?

Além das perguntas acima, é interessante considerar ainda outros pontos antes de escolher uma distribuição Linux. 

O primeiro critério é avaliar a relação entre estabilidade e atualizações do sistema. Isso é o mesmo que dar atenção aos feedbacks de usuários assíduos e identificar se a distro costuma apresentar problemas de modo periódico, ou se é um sistema estável. 

Não só isso, é preciso verificar se a distro costuma oferecer atualizações periódicas, a fim de resolver bugs e possíveis instabilidades.

Com isso em mente, basta avaliar a compatibilidade do seu hardware com os pré-requisitos da distribuição linux escolhida, para que tudo funcione adequadamente. 

4 excelentes distros Linux para conhecer

Existe uma lista infindável de opções de distribuições Linux, mas assim como em qualquer outra área, existem aquelas que se destacam e oferecem melhor custo-benefício. Elas são: Kali, Debian, Fedora e Arch. 

Kali Linux

Oferecido pela Offensive Security, responsável por realizar testes e treinos de segurança e infiltração em sistemas, a distro Kali Linux é a mais adequada caso sua empresa precise verificar o nível de segurança de outros sistemas. 

As aplicações “hackers” permitem que testes de intrusão sejam realizados com o objetivo de prevenir futuras perdas de informações e acessos indevidos, por criminosos virtuais. 

Debian

Ideal para usuários mais familiarizados com o sistema linux, a distro Debian é super completa e pode desempenhar os mais diversos papéis — desde a utilização doméstica, até a função de estações de trabalho e banco de dados. 

O maior diferencial dessa distro é a possibilidade de atualizações interessantes cada vez mais robustas, que permitem funcionalidades antes inacessíveis. 

Fedora Linux

A distribuição Red Hat é uma das responsáveis pelo sucesso da distro Fedora, que é atualizada de modo contínuo, em períodos de 6 meses. 

Um grande diferencial da distribuição Fedora é a diversidade de aplicações. Existem sistemas para 3 esferas diferentes: 

  • uso doméstico, através do Fedora Workstation;
  • utilização em servidores, com o Fedora Server;
  • e serviços em nuvem, com o Fedora Cloud. 
  • Aprenda o Red Hat Enterprise Linux 8.3 e prepare-se para o exame com o Curso preparatório RHCSA da Certificação Linux!

Arch Linux

Por fim, outra distribuição de renome é o Arch Linux, permite a total personalização por parte do usuário, que pode escolher desde as aplicações, até os ambientes disponíveis. Só então é possível instalar esses detalhes como parte do sistema. 

Para aqueles que estão iniciando agora no universo de distribuições linux, o Arch Linux talvez não seja a melhor opção — existem alternativas muito mais simples, como você pode ver a seguir. 

Melhores distribuições de Linux para iniciantes

distribuicoes-linux-iniciantes Melhores distribuições linux e 5 opções para iniciantes
Foto: Freepik | As melhores distros são amigáveis e intuitivas. 

De fato, para os iniciantes existem distribuições que suprem todas as necessidades e ainda permitem o aprendizado, sem requerer grandes conhecimentos prévios acerca do tema. 

Deepin 

Até mesmo crianças de 11 anos podem se acostumar e utilizar sem maiores dificuldades a distro Deepin. Afinal, ela apresenta diversas vantagens, como:

  • Interface simples da área de trabalho;
  • Layout parecido com Android
  • App Store bem completa e simples de usar;
  • Painel de controle simples de usar;
  • A instalação também é simples.

Ubuntu

Apesar de não satisfazer totalmente às necessidades de usuários mais experientes e avançados, para os iniciantes o Ubuntu é a melhor opção. Suas funcionalidades e vantagens são:

  • dispensa a necessidade de conhecimento prévio;
  • adota o GNOME como interface;
  • é simples;
  • requer um hardware com memória e roda melhor em discos SSD;
  • tem sua Software Store, com muitos apps que podem ser instalados sem dificuldade.

Elementary OS

Esse sistema é para quem usa o MAC ou gosta do sistema da Apple. Você sabia que o Mac OS é um Unix like? Como vantagens dessa distro, podemos citar:

  • semelhança com o MAC e pouca alusão ao Linux;
  • menu de aplicativos simples;
  • apresenta uma App Store bem completa;
  • é bem leve, roda em máquinas com hardware mais humildes;
  • se baseia no Ubuntu, mas somente com o essencial.

Mint

A Mint é uma distribuição muito leve, que roda em hardwares antigos sem problemas — funciona até no computador Pentium II, que são super antigos. Para quem só usa o Google Agenda, por exemplo, é uma ótima opção.

Sua interface chamada Cinnamon é perfeitamente familiar para quase todos que a usam. As principais vantagens, são:

  • apresenta uma barra de tarefas, botão Iniciar, bandeja do sistema e ícones da área de trabalho, semelhante ao Windows; 
  • interface que requer uma curva de aprendizado nula para quem vem de Windows 7;
  • é baseado no Ubuntu;

OpenSuse

O OpenSuse é uma distribuição fantástica baseada no Red Hat. Uma das maiores vantagens de usá-lo é a possibilidade de executar quase todos esses DEs no mesmo sistema operacional.

Você pode escolher qualquer IDE desejado na tela de login. Eles fazem jus ao símbolo de Camaleão. Muito antes de existir o apt-get e o yum, o openSUSE já tinha o seu gerenciador de pacotes, o Yast.  As vantagens são:

  • trabalha com qualquer interface que o usuário desejar;
  • possui sua App Store, com muitos softwares;
  • fiel ao padrão Linux;
  • baseada no Red Hat e usa pacotes RPM;

Todas essas informações são apenas a “pontinha do iceberg” do universo Linux e suas distribuições. Para aprender mais, vale a pena se matricular no nosso curso! 

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Matricule-se com trial de 7 dias grátis!

Conclusão

Percebeu como as distribuições linux atendem às mais diferentes demandas dos usuários? Todas podem ser encontradas facilmente — basta escolher aquela que mais faz sentido para o seu cotidiano. 

Obter informações mais profundas e detalhadas sobre o Linux nem sempre é fácil. Por isso, desenvolvemos uma plataforma de cursos online, com vários níveis de aprendizado e temas específicos, que você pode consultar e se inscrever, se desejar!