Como aprender Linux? Veja os primeiros passos para Iniciantes!

Se você está considerando utilizar um novo sistema operacional, saiba que o Linux é a melhor escolha. Apesar de ser simples e intuitivo de utilizar, muitos se perguntam como aprender Linux. 

A verdade é que iniciantes podem aprender muito apenas dedicando tempo para consumir conteúdos online sobre o tema. 

Existem muitos bons motivos para aprender a usar o sistema Linux e, neste artigo, você entenderá quais são os primeiros passos para começar a mexer com o sistema e onde encontrar boas fontes de informação. Confira!

O que é Linux?

Linux é um sistema operacional destinado a computadores e outros dispositivos, como servidores, smartphones, tablets e até mesmo sistemas de caixa de bancos. 

Assim como o Windows, da Microsoft e Mac OS, da Apple, o sistema Linux é muito utilizado e completamente abrangente. 

Um dos seus grandes diferenciais é a presença de código aberto (open source) e editável, que permite livre distribuição — afinal, ele não foi criado para ser comercializado como o Windows, por exemplo.

Com este recurso, os desenvolvedores podem mexer em todo o código e criar soluções únicas, personalizadas, para cada projeto. Excelentes inciativas já foram desenvolvidas em Linux, como Ubuntu, Debian, Parrot OS e CentOS. 

Para entender o funcionamento do Linux, é preciso saber o que significa um kernel. De modo simples, o kernel é como o núcleo do sistema operacional, que controla todo o resto — desde as peças até os aplicativos. 

Mas, não pense que o Linux se resume ao kernel! Para funcionar adequadamente, o sistema operacional precisa contar com aplicativos próprios, parecidos com os encontrados em outros sistemas operacionais mais populares. 

Em uma comparação rápida, o Linux tem seu próprio editor de texto ou pacote Office (um exemplo é o Open Office, com direito a edição de planilhas, textos, slides e bancos de dados), prompts de comando, compactadores de arquivos e outros. Interessante, não acha?

Por que aprender Linux?

aprender-linux-simples Como aprender Linux? Veja os primeiros passos para Iniciantes!
Foto: Pexels | Aprender Linux é importante?

Aprender Linux pode mudar totalmente a sua visão de softwares e sistemas operacionais e abrir muitas novas portas, tanto para os profissionais de TI, quanto de outras áreas. 

O aprendizado pode ser um diferencial no currículo, já que muitas empresas utilizam o sistema Linux devido ao seu baixo custo, bom desempenho e excelente confiabilidade de dados. 

Para os profissionais que trabalham diretamente com Tecnologia da Informação, em carreiras como análise e desenvolvimento de sistemas, segurança de dados, redes, ou mesmo manutenção de equipamentos, aprender Linux pode ser um trampolim. 

Aprender a mexer com o sistema pode te inserir em muitas áreas relativamente novas, como:

  • clouding computing;
  • desenvolvimento mobile;
  • administração de bancos de dados.

Essas áreas ainda contam com poucos profissionais capacitados e, consequentemente, apresentam altos salários e bonificações, porém exigem um conhecimento prévio em Linux.

Afinal, esse conhecimento pode ser útil tanto para oportunidades futuras de desenvolver projetos com base no seu kernel, quanto para que os profissionais entendam bem a estrutura e arquitetura dos dados do sistema. 

Assim, é nítido como algo simples, como aprender Linux, pode manter o profissional mais competitivo e valorizado no mercado. Pensar nisso deve ser um fator motivador para buscar instrução na área. 

Quais são as aplicações do Linux?

Podemos observar a presença de Linux em todos os lugares, não apenas nos computadores e celulares, mas também desde o roteador da sua casa, até o máquinas de efeitos visuais presentes em filmes como Avatar e Titanic.

É isso mesmo! As aplicações do Linux são praticamente infindáveis quando o assunto são equipamentos e interfaces interativas. 

Outro exemplo interessante da aplicação do sistema é no departamento de defesa marítima americano: alguns submarinos apresentam instalação Red Hat (sistema operacional com base em Linux para o sistema corporativo). 

Alguns trem-balas no Japão utilizam o sistema Linux, além da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear.

Primeiros passos para programação em Linux

como-aprender-linux Como aprender Linux? Veja os primeiros passos para Iniciantes!
Foto: Pexels | Aprender Linux não é difícil! 

Para começar a mexer e se familiarizar com o sistema Linux, é importante ter o sistema operacional instalado no seu computador. Sobre isso, não se preocupe: o Linux é gratuito e não tem taxas de licenças anuais. 

Distribuições Linux para Iniciantes

Para facilitar a curva de aprendizagem, saiba que existem diversas distribuições, ou distros, para que iniciantes se adaptem mais rapidamente. 

As distribuições nada mais são do que conjuntos de softwares com base Linux, geralmente gratuitos e de código aberto. 

Para serem viáveis neste caso, as distros precisam ser fácies de instalar e configurar, além de apresentarem uma interface simples e comunidade de suporte acessível. 

Alguns exemplos de distribuições simples, são:

  • ZorinOS;
  • Ubuntu Linux;
  • Kubuntu;
  • Linux Mint
  • Pop!_OS;
  • openSUSE
  • Debian e muitas outras.

Como instalar o Linux

Para instalar o Linux no seu computador, é preciso bastante atenção para que não haja nenhum erro durante o processo. 

É possível encontrar a distribuição Linux desejada de modo gratuito em sites de download.

O primeiro passo, sem dúvidas, é escolher a sua distribuição favorita, dentre as citadas acima, e baixar gratuitamente em formato ISO, que pode ser gravada tanto em um CD, como era comum antigamente, quanto em um pendrive. 

Após instalado, é preciso fazer o boot, ou inicialização, do sistema operacional. Assim que o computador inicializar, é necessário fazer a configuração da BIOS, para escolher o sistema de armazenamento preferido. 

Por fim, basta iniciar a instalação do sistema operacional e fazer algumas configurações simples como ajustes de horário, data, layout e login de usuário. 

Vale lembrar que antes de instalar em um computador que já estava sendo utilizado, é inteligente fazer um backup de todos os arquivos e fotos importantes. 

Praticando programação em Linux

Caso você ainda não se sinta confiante para instalar e usar o Linux como único sistema operacional, saiba que é totalmente possível utilizar ele e mais outro num mesmo computador. 

A “mágica” acontece pelo dual boot ou uma Máquina Virtual. A primeira maneira exige que o usuário escolha, a cada vez que o computador inicializar, qual será o sistema operacional utilizado. 

Essa técnica é eficaz porque não sobrecarrega o sistema físico do computador, já que cada sistema operacional é rodado de uma vez, garantindo que processador e memória RAM, por exemplo, sejam 100% aproveitadas.

A segunda opção, por sua vez, consiste na instalação de outro sistema operacional de modo sobreposto. Em outras palavras, elas funcionam como emuladores. 

Essa é uma opção excelente para quem deseja fazer testes com segurança, já que as ações tomadas no emulador não interferem o sistema operacional principal.

Basta escolher a sua forma preferida e começar a mexer!

Melhores recursos para Iniciantes

Caso ainda se sinta um pouco perdido com tantos conteúdos disponibilizados sobre Linux, saiba que existem excelentes formas de se aprofundar no tema, através de livros e cursos. Os melhores estão citados abaixo!

Livros para iniciantes em Linux

Uma das melhores fontes de conhecimento sobre o tema é o Livro Certificação Linux LPIC-1, com mais de 11 mil exemplares vendidos. 

O livro, escrito pelo professor Uirá Ribeiro, é ótimo tanto para iniciantes como intermediários no assunto. Vale a pena conferir! 

Cursos Online

Outra opção de consumo de ingormações são os cursos online. Para quem tem menos tempo de ler, ou prefere a instrução prática de uma aula gravada, os cursos de Treinamento Profissional em Linux, disponibilizados pela Certificação Linux, são a solução.

Existem diversas especificações de cursos: desde os princípios essenciais, até os relacionados a infraestrutura e segurança. 

Com certeza, vale a pena conferir os cursos oferecidos pela Certificação Linux!

Conclusão

Percebeu como aprender Linux não é um “bicho de 7 cabeças”? Basta ter todas as ferramentas e canais de aprendizagem de qualidade em mãos! 

Aprender Linux é uma escolha assertiva, que traz resultados no âmbito profissional e pessoal, com a vivência de novas experiências digitais.