O que é docker, como funciona e quais as vantagens

Se você se interessa por desenvolvimento de software e programação, sem dúvidas já deve ter se perguntado o que é docker. 

Afinal, essa é uma metodologia muito usada, que otimiza todo o processo de trabalho das equipes. Não é atoa que ele tenha se destacado tanto entre os profissionais. 

Apesar de saber sobre sua fama, talvez você se pergunte quais as vantagens de usar Docker, o que são containers, imagens e qual a diferença entre esses termos. 

Para te ajudar a descobrir as respostas, nós da equipe Certificação Linux desenvolvemos este conteúdo completo, com tudo sobre o que é docker e quais são os benefícios de usá-lo. Venha conferir!

O que é docker

Plataforma open source, o Docker viabiliza a virtualização e criação de ambientes isolados, ou containers no Linux

Com todas as ferramentas que o compõem, é possível executar esses ambientes de forma eficiente e otimizada. 

Essa tecnologia também permite que qualquer equipe opere e tenha acesso às funcionalidades da infraestrutura do sistema e do servidor, sem precisar de qualquer permissão especial. 

Afinal, podemos comparar sua aplicação com a das máquinas virtuais (do inglês, Virtual Machine ou VM). A diferença é que ele também é compatível com o armazenamento em nuvem. 

Tais características facilitam muito o trabalho em conjunto dos profissionais e desenvolvedores, contribuindo para a flexibilidade e agilidade das entregas. 

Entenda o que faz o Docker

o-que-e-docker-o-que-faz O que é docker, como funciona e quais as vantagens
Foto: Unsplash | O que faz o Docker?

O Docker utiliza recursos padrão do kernel do Linux para sua execução. Isso faz com que seus processos sejam independentes, com a possibilidade de serem operados individual e simultaneamente. 

Quaisquer arquivos do Docker podem ser “empacotados”, ou reunidos, em containers, e podem ser transportados de um ambiente a outro de modo simples e rápido. Assim, a portabilidade é uma das características mais marcantes do Docker. 

Quais as vantagens de usar Docker?

Existem diversas vantagens em saber o que é Docker e como utilizá-lo. Principalmente profissionais de TI que desenvolvem aplicações, ou trabalham com ambientes isolados. 

Selecionamos pelo menos 5 vantagens em utilizar a tecnologia Docker no seu dia a dia de trabalho. Confira!

Comunidade com repositório

Existe uma grande comunidade com um imenso repositório de imagens do Docker, com modelos prontos para adaptação. 

Desde pilares de infraestrutura até sistemas de integração, é possível encontrar no repositório, que tem imagens originais, já configuradas e devidamente regularizadas. 

Basta, então, dar o seu “toque final” nas imagens e adicionais quaisquer configurações e adaptações que seu sistema precisar. 

Infraestrutura e Desenvolvimento com a mesma linguagem

Ter uma linguagem só para a infraestrutura e o desenvolvimento em Docker era, até então, impossível. 

Muitos problemas e impasses surgiram devido à divergência de linguagens. Mas foram amenizados com um idioma comum. 

Ambientes semelhantes

Basta transformar um arquivo em imagem Docker e ele pode ser armazenado e transportado para qualquer container. São vários ambientes possíveis para manter o seu arquivo. 

É possível, ainda, integrar banco de dados com o container e criar uma estrutura ainda mais completa e funcional. Essa opção é altamente útil para aqueles que fazem testes em diferentes ambientes ou servidores. 

Toda a aplicação e dependências em um só pacote

Chega de sofrer com cada arquivo em um lugar! Com a metodologia Docker, você pode ter todas as aplicações e dependências em um só pacote. 

Você precisa apenas se certificar de que as imagens são facilmente acessíveis, e disponibilizar a configuração de execução para os usuários que baixarem o arquivo. 

Fases como armazenamento e atualização também são viabilizadas com o Docker. Afinal, é possível manter diversas versões de uma mesma imagem no container. 

Quando um arquivo é modificado, basta executar alguns poucos comandos Docker para que a atualização aconteça também nos arquivos baixados. 

Ganho de tempo com replicação do ambiente docker

Com tantas funcionalidades, é nítido que o usuário ou profissional ganhará tempo. Ainda outra utilidade é a padronização e possibilidade de replicação que o sistema oferece. 

Para reproduzi-las fielmente, as imagens precisam seguir todas as práticas de construção durante seu processo de estruturação.

O que é docker por completo: entenda o que são os containers

Containers representam a virtualização de um ambiente isolado no kernel do sistema operacional Linux. 

Isso, por sua vez, permite que cada nível seja executado separadamente, otimizando tempo e configurações do sistema. 

Quando é necessário executar camadas de desenvolvimento simultaneamente, a tecnologia Docker em containers é a mais indicada. 

O que é docker por completo: entenda o que são as imagens

o-que-e-docker-imagem O que é docker, como funciona e quais as vantagens
Foto: Unsplash | O que são imagens docker?

As imagens docker são os arquivos que constroem a aplicação, que geralmente é feita em camadas.

São as imagens as responsáveis por armazenar todas as informações que um processo precisa para ser executado, como:

  • bibliotecas;
  • sistemas de arquivos;
  • pacotes e recursos;
  • módulos do kernel e muito mais.

Assim, é como se o processo sempre dependesse de uma imagem para ser executado corretamente, trazendo resultados expressivos para o usuário. 

Docker container e Imagem docker, qual a diferença?

Ao passo que a imagem é como um arquivo responsável por armazenar todas as informações necessárias, o container corresponde ao processo que é executado por ela. 

Cada imagem pode criar mais de um container e eles só podem ser virtualizados, como é a proposta, se tiverem acesso a imagens completas, com pacotes de arquivos exatos. 

Os containers, quando estão em execução, são capazes de manter uma tarefa por vez, com uma responsabilidade por container. 

Apesar de parecer um assunto muito complicado à primeira vista, aprender sobre virtualização no Linux e entender a fundo sobre o funcionamento do Docker não é impossível. 

Basta encontrar o conteúdo correto, didático e aplicável — afinal, você deseja aprender a aplicar estes conhecimentos para facilitar seu dia a dia, não é? 

Se a resposta for “sim”, saiba que a equipe Certificação Linux pode te ajudar! 

Nós oferecemos um curso de Docker completo, que pode ser a virada de chave que faltava para aqueles que trabalham com DevOps. Vale a pena conferir esse e outros cursos que preparamos para você! 

Certificação Linux: cursos em Linux com estrutura totalmente didática e aplicável. Alavanque a sua carreira. Clique e saiba mais!

Conclusão

Percebeu como entender o que é docker pode fazer toda a diferença na sua carreira profissional? 

Como você pôde notar, existem várias vantagens ao utilizar a metodologia, tais como otimização de processos e ganho de tempo, aumentando a produtividade. 
Se você gosta de estudar e entender melhor sobre temas relacionados à carreira em TI e Linux, precisa conferir os outros artigos do blog Certificação Linux!