Endless OS: Análise do sistema operacional e seus recursos

No mundo da tecnologia, novas opções aparecem o tempo todo para que os dispositivos sejam mais eficientes, menos lentos, comportem maior quantidade de arquivos e muitos outros requisitos que acabam virando um must have sobre o assunto.

Um novo sistema operacional vem tomando conta do mercado e fazendo bastante barulho, incomodando concorrentes como Windows e Mac. Trata-se do Endless OS, aposta em um sistema leve, com interface muito simplificada e pouquíssima necessidade de comandos.

Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas já existe e está disponível no mercado para teste. Desde que chegou, poucos foram aqueles que não renderam elogios ao produto inovador. Para saber mais sobre esse sistema operacional e seus recursos, continue lendo.

O que é Sistema Operacional Endless OS?

Esse é o novo sistema operacional completo e totalmente baseado em Linux

Não é uma atualização de sistemas antigos, não é um novo tipo de programa ou melhorias em interface gráfica, é um sistema operacional como é o Windows e o MacOS.

Com um público-alvo essencialmente familiar, seus recursos são pensados para oferecer uma experiência intuitiva e simplificada, com foco na parte educacional.

Requisitos mínimos e ideias para usá-lo

A ideia principal do Endless OS é manter tudo extremamente simplificado e oferecer uma experiência parecida com a experiência mobile em computadores. 

Os requisitos para rodar o sistema são baixos; ele funciona em qualquer tipo de computador, até desktops antigos. 

O Endless não pode ser instalado em processadores x86 (32 bits) e não funciona em processadores AMR. Ele ocupa, no máximo, 32GB, sendo que a instalação normal ocupa 16GB.

O CEO da empresa pesquisou por anos as dificuldades do principal público – que são as pessoas de baixa renda, com pouco ou qualquer acesso a computadores – para desenvolver o melhor sistema operacional possível.

instalar-sistema-endless-os Endless OS: Análise do sistema operacional e seus recursos

Passo a passo para a instalação do Endless OS

Para instalar o sistema, o primeiro passo é fazer o download do arquivo ISO do sistema Endless, geralmente por Torrent

Depois de baixado, é necessário ter um pen drive de 16GB ou superior, sem dados de preferência e seguir o passo a passo a seguir.

  • Quando o processo de boot iniciar, na primeira tela exibida, clique em próximo, após escolher o idioma.
  • Depois clique em “formatar este computador com o Endless OS”; ele irá mostrar o tamanho da ISO e a versão do sistema. 
  • Caso esteja conectado à internet, ele vai mostrar outra opção, opção esta que baixa arquivos de atualização. Caso não, basta prosseguir.
  • Na tela seguinte é mostrado os discos. Selecione o disco onde o sistema deve ser instalado. 
  • Se você marcar as caixinhas de diálogo, todos os arquivos das partições serão excluídos. Ele precisa apenas de uma partição com tamanho de 32Gb. 
  • Feito tudo, clique em próximo.
  • Aguarde a conclusão do processo.
  • Finalizado, é só reiniciar o computador.

Conheça alguns dos recursos do Endless OS

O sistema chegou com recursos realmente novos e surpreendentes no mercado, causando curiosidade e ótimo feedback dos seus usuários. 

Abaixo, selecionamos três dos recursos mais interessantes e que, sem dúvida, são o diferencial desse sistema operacional.

Conteúdo da Internet disponível offline

Essa é, sem dúvida, a cereja do bolo do Endless OS. O sistema é completamente otimizado para ser usado sem a necessidade de acesso à internet, disponibilizando pacotes de programas, jogos, informações e aplicativos. 

Claro que ele também funciona com internet normalmente, mas na falta de um sinal wi-fi, é possível ter acesso a informações e programas. 

Mais de 100 aplicativos offline

Dentro da plataforma, há disponibilizados mais de cem aplicativos totalmente independentes de conexão. 

É uma infinita variedade para cobrir tudo aquilo que você possa precisar: aplicativos de planilhas e slides, editores de texto e vídeos, música, enciclopédias com mais de 80 mil artigos para consulta e muito mais.

Jogos e aplicativos voltados à diversão também estão disponíveis no sistema, que tem parceria com grandes marcas, como a Steam, por exemplo. 

Com navegadores e utilitários de serviços tão famosos, o Endless OS não é uma plataforma fechada e possui um largo catálogo de conteúdo possível de ser adicionado à experiência.

Suporte Multimídia

As novas atualizações do sistema, desde que foi disponibilizado, vem trazendo cada vez mais suporte à multimídia, possibilitando a ampliação de conteúdos e suporte a novos aplicativos, com possibilidade de uso offline.

Vantagens e desvantagens do sistema operacional

Assim como todo sistema operacional, o Endless OS tem seus pontos fortes e seus pontos fracos. 

A partir do seu objetivo, que é conceder uma experiência próxima a dos smartphones e atingir um público que tem familiaridade com os aparelhos móveis mas não muita com computador, o sistema operacional defende seu ponto.

Como vantagens, podemos destacar:

  • Possui interface que lembra muito a de um smartphone, transformando a experiência com o computador quase intuitiva;
  • Design bonito e bem desenvolvido;
  • Aprendizado simples para quem não tem familiaridade alguma;
  • Sistema seguro e leve;
  • Muitos recursos voltamos à educação;
  • Fácil de ser acessado por crianças, e muitos outros.

Já como desvantagens, podemos dar destaque aos seguintes pontos:

  • Certa demora em suas atualizações;
  • Possui dificuldades com multitarefas, ou seja, a aberta de muitas abas deixa o sistema operando devagar;
  • Poucas opções de personalização do sistema.

Afinal, vale a pena usar o Endless OS?

Esse é um sistema operacional que foi estudado, pensado e desenvolvido para atingir um público específico: aquele que não está habituado a computadores e pessoas de menor renda ou com dificuldades de conexão com a internet. 

Ao fazer uma análise justa sobre o sistema, é necessário levar em consideração essa informação e, partindo desse pressuposto, sim, o Endless OS cumpre muito bem a sua função de forma leve, didática e focada em ser um excelente utilitário offline, bem como online.

Se você ainda não conhece muito bem as diversas possibilidades que a marca operacional do pinguim oferece, aprofunde seus conhecimentos em Linux com o nosso curso online!

Vale muito a pena dar uma chance para o sistema baseado em Linux. 

Matricule-se já e seja certificado em Linux em menos de 90 dias!