fbpx
Whatsapp (31) 3069-8315
uira_endy_ribeiro_300px Prof. Uirá Ribeiro

Prof. Uirá Ribeiro é formado em Processamento de Dados pela FUMEC, Mestre em Sistemas distribuídos pela Puc Minas e Doutorando em Administração.

É Diretor no Board do Linux Professional Institute LPI (2021-2024).

Reconhecido no Brasil como referência quando o assunto é Linux, pois tem dezenas livros publicados sobre o assunto. Foi o pioneiro a falar de Certificações em Linux quando publicou o livro “Certificação Linux”, pela editora Axcel Books em 2005.

Desde então é reconhecido pela LPI (Linux Professional Institute)] como professor com material parceiro, bem como na CompTIA e Amazon AWS.

Além de seu trabalho relevante para os estudantes de Análise de Sistemas e Desenvolvimento de Software e Infraestrutura e Cloud Computing, o Prof. Uirá Ribeiro é Diretor Geral da Universidade Salgado de Oliveira, instituição de ensino superior com mais de 60 anos.

O Prof. Uirá Ribeiro além de arquiteto de cloud computing, também é Desenvolvedor de Software com 23 anos de carreira.

CEO e fundador da Certificação Linux Edutech, há 15 anos ele leciona aulas on-line Linux, com mais de 14.000 alunos.

É Certificado pelos pela AWS, Red Hat, CompTIA, Linux Foundation e LPI:

AWS:

  • AWS Certified SysOps
  • AWS Certified Architect
  • AWS Certified Practitioner.
  • AWS Accredited Educator.

Red Hat:

  • Red Hat Specialist in Containers and Kubernetes
  • Red Hat Certified Engineer RHCE v8
  • Red Hat Certified System Administrator RHCSA v8

CompTIA:

  • CompTIA Linux+ce XK0-004
  • CompTIA Linux+ Powered by LPI
  • CompTIA Project+
  • CompTIA Security+ ce

LPI:

  • LPIC-3 304 Virtualização
  • LPIC-2
  • LPIC-1

Linux Foundation:

  • LFCSA Linux FoundationScrum Foundation Professional Certificate.

É autor de 11 livros, sendo os principais:

Estes livros podem ser comprados diretamente em nosso site, em formato e-book.

Os livros do Prof. Uirá Ribeiro são reconhecidos pela LPI (Publishing Partner), publicados em inglês, português, espanhol e italiano.

A Escola Certificação Linux também é parceira reconhecida pela LPI, bem como parceira da CompTIA.

Carreira

Uirá Ribeiro começou sua carreira em tecnologia em 1995 quando fundou sua própria BBS, Magic Way BBS, que tinha 48 nodes, e funcionava em seu próprio quarto. Em 1997 com a chegada da Internet no Brasil, através da [Rede Nacional de Pesquisa], pediu a instalação de um link de Internet de 128kbs. Na época os roteadores de Internet eram caros, e a alternativa era fazer seu próprio roteador com Linux. Dai nasceu seu paixão com o Linux, que dura até hoje.

Em 1998, Uirá vendeu seu BBS por uma boa proposta para a Prointernet, provedor de Internet de grande porte. Lá ele trabalhou por 2 anos, com roteadores da Cisco Systems e também com Linux, Servidores Web Apache, Autenticação de usuários, etc.

Em 2000, Uirá foi trabalhar na Lucent Tecnologies com Voz Sobre IP, participando de vários projetos em New Jersey (USA) e no Chile.

Em 2003, com o fechamento da unidade da Lucent em Belo Horizonte, Uirá foi convidado para desenvolver uma Ambiente Virtual de Aprendizagem para uma empresa de pós-graduação em Meio Ambiente. A primeira versão do site foi feita em ASP, quando praticamente não se falava em EAD.

Seu contato com educação o levou a publicar seu primeiro livro, em parceria com sua esposa, Carla Cruz, chamado Metodologia Científica: teoria e prática. Este livro além de conter toda a parte de metodologia de um trabalho científico, contém um software para formatar o trabalho nas normas da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]. Este software possibilita formatar um TCC em menos de 20 minutos.

Em 2005 foi convidado para trabalhar na Universidade Salgado de Oliveira como gestor do curso de Sistemas de Informação em Salvador, Bahia. Em seis meses foi promovido a Diretor Acadêmico (Belo Horizonte, MG), responsável por 16 cursos de graduação (2006-2010).

Sua habilidade de criar ferramentas para auxiliar na academia, Uirá foi promovido à Diretor de Tecnologia do grupo Universo/Unitri (2010-2015), e neste período desenvolveu a Secretaria Virtual da Universidade, dentre diversas outras ferramentas. Depois de 5 anos no cargo, foi promovido a Diretor Geral de Campus (2015 até hoje).

Desde 2005 é instrutor de cursos online na plataforma Certificação Linux, onde desenvolveu sua própria plataforma em PHP, usando tecnologias em Cloud Computing como AWS e Docker., com disponibilidade do aluno executar laboratórios em servidores da AWS.

Como desenvolvedor de Software, Uirá trabalha atualmente em 27 projetos nas linguagens PHP, Python e Javascript.

Open chat