Diretório /etc/skel no Linux (remove duplicatas) [Guia Básico]

Ao se criar um usuário utilizando o comando useradd, o comando copia os arquivos de um diretório especial chamado de /etc/skel para o diretório home do usuário recém-criado.

O diretório /etc/skel funciona como um diretório “home” modelo. Quando uma conta de usuário é criada com o comando useradd, o conteúdo do diretório /etc/skel é copiado para o diretório HOME do usuário recém criado. Funciona como uma cópia do “profile” no Windows.

Geralmente neste diretório são colocados os scripts de login do bash que podem ser customizados, assim como subdiretórios e outros arquivos que se deseja que façam parte do diretório HOME dos usuários quando eles forem criados no sistema.

$ ls -lga /etc/skel/
-rw-r--r--  1 root   18 jul 27  2018 .bash_logout
-rw-r--r--  1 root  193 jul 27  2018 .bash_profile
-rw-r--r--  1 root  231 jul 27  2018 .bashrc

Como os arquivos de contas de usuário e grupos de usuário são arquivos texto, o gerenciamento de usuários pode ser feito manualmente, editando estes arquivos com um editor de textos qualquer. Mesmo assim, o Linux não carece de ferramentas para administração das contas de usuários.

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.

Gostou? Compartilhe