O exame 102 da Certificação LPIC-1 é compatível com a prova da CompTIA Linux LX0-104.

Essa prova é o segunda requerido para obter o certificado da LPI LPIC-1 e o CompTIA Linux+.

Este exame costuma ser mais denso e complexo que o exame 101 e cobre uma boa parte da administração de sistemas Linux.

O Exame 102 verifica habilidades básicas em seis tópicos:

Tópico 105: Shell, Shell Script e Gerenciamento de Dados: Neste tópico o candidato ao exame precisa saber customizar o ambiente do Shell, escrever pequenos scripts e também fazer pequenas operações para inserir, modificar, apagar e buscar dados no MySQL. Representa 17% da prova.

Tópico 106: Interface do Usuário: Neste tópico faz-se saber necessário instalar e configurar a interface gráfica X11, configurar um gerenciador de janelas e conhecimentos básicos de acessibilidade. Representa 8% da prova.

Tópico 107: Tarefas Administrativas: Aqui o candidato precisa demonstrar proficiência em gerenciar contas e grupos de usuários, automatizar tarefas administrativas, e lidar com a internacionalização do sistema. Representa 20% da prova.

Tópico 108: Serviços Essenciais do Sistema: Neste tópico é necessário demonstrar a capacidade de manter a hora do sistema, configurar o sistema de LOG, configurar um sistema de envio de e-mails e gerenciar impressoras. Representa 17% da prova.

Tópico 109: Fundamentos e Serviços de Rede: Este é o tópico mais complexo da prova e requer boas noções de rede e protocolos da pilha TCP/IP, bem como configurar as interfaces de rede, tabela de rotas, ferramentas de diagnóstico, cliente de DNS e ainda boas noções do IPv6. Representa 23% da prova.

Tópico 110: Segurança e Criptografia: O último tópico requer do candidato demonstrar habilidades em auditar e configurar boas práticas de segurança no Linux, conexões seguras com SSH e criptografia de dados com o GnuPG. Representa 15% da prova.

Este exame não tem a intenção de fazer perguntas de dupla interpretação e nem maldosas, mas seu nível de dificuldade é superior ao exame 101.

Quer aprender tudo que precisa para passar no exame LPIC 102 ? Confira nosso curso de LPIC 102.

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode fazer a matrícula aqui com trial de 7 dias grátis. Se você já tem uma conta, pode acessar aqui.

Gostou? Compartilhe 🙂

Como é a prova LPIC 102 ?
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.