O exame 101 da Certificação LPIC-1 é compatível com a prova da CompTIA Linux LX0-103.

Essa prova é a primeira requerida para obter o certificado da LPI LPIC-1 e o CompTIA Linux+.

Este exame costuma ser tranquilo que o exame 102 e cobre uma boa parte da introdução ao sistema Linux.

O exame 101 tem 90 minutos de duração e aproximadamente 60 questões. Cerca de 75% das questões são de múltipla escolha onde existe somente uma opção correta.

Algumas irão apresentar um cenário onde alguma medida administrativa precisa ser tomada. Em outras se pergunta qual o comando apropriado para uma determinada tarefa.

Outros 10% das questões são de múltipla escolha com mais de uma opção correta.

Atualmente existem quatro tópicos chaves para o exame 101:

Tópico 101 – Arquitetura do Sistema: Este tópico aborda determinar e configurar o hardware, periféricos, sistema de boot e mudar níveis de execução de runlevel. Representa 14% da prova.

Tópico 102 – Instalação do Linux e Gerenciador de Pacotes: Neste tópico faz-se saber como proceder com o layout de disco, a instalação do gerenciador de boot, a instalação de programas a partir do código fonte, o gerenciamento de bibliotecas compartilhadas e a usar o sistema de pacotes Debian, RPM e YUM. Representa 18% da prova.

Tópico 103 – Comandos GNU e Unix: Este tópico cobre comandos usados no dia a dia da administração do sistema, sintaxe dos comandos, filtros de texto, processos, prioridades de processos, gerenciamento de arquivos e diretórios, redirecionamentos, expressões regulares e trabalhar com o vi. Representa 43% da prova.

Tópico 104 – Dispositivos e Sistemas de Arquivos: Os objetivos deste tópico incluem criar partições e sistemas de arquivos, controlar e manter integridade do sistema de arquivos, configurar quotas de disco, permissões e links simbólicos. Representa 25% da prova.

Este exame irá testar seu conhecimento teórico, comandos e suas opções comuns, localização de arquivos importantes, sintaxe de configurações e procedimentos mais usados.

Quer aprender tudo que precisa para passar no exame LPIC 101 ? Confira nosso curso de LPIC 101.

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode fazer a matrícula aqui com trial de 7 dias grátis. Se você já tem uma conta, pode acessar aqui.

Gostou? Compartilhe 🙂

Como é a prova LPIC 101 ?
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.