fbpx

Em breve a CompTIA não vai mais oferecer as provas Linux+ 103 e 104 em parceria com a LPI e terá uma nova certificação com prova única

A CompTIA é uma organização muito conhecida nos Estados Unidos, principalmente nas certificações A+ (Hardware e Windows Desktop), Network+ (Rede TCP) e Security+ (Segurança Digital).

Captura-de-Tela-2019-03-09-às-18.20.54 Mudanças importantes na Prova da CompTIA Linux+

Sua tradição com Linux não é grande, mas graças a um acordo firmado com a LPI, quem ainda fizer as provas CompTIA Linux+ 103 (equivalente à 101 da LPI) e CompTIA Linux+ 104 (equivalente à 102 da LPI) terá os dois certificados, tanto da CompTIA Linux+ e LPIC-1 sem custo extra.

No entanto, essa parceria está para acabar este ano, porque a CompTIA está para lançar um único novo exame o XK0-004 que englobará os assuntos da prova 103 e 104, e ainda mais coisa.

A boa notícia é que há rumores que o valor da prova será algo em torno de 20% menor do que o gasto com a certificação LPI (US$206 para cada prova).

A má notícia é que se você quiser seguir a carreira Linux da LPI, continuando com as certificações LPIC-2 e LPIC-3, precisará fazer a prova da LPIC-1, mesmo que você tenha o certificado XK0-004.

Outra novidade, é que a nova prova conterá questões de resolver algum problema em um “pseudo-shell”, e não só questões de múltipla escolha e completar nomes de arquivos ou comandos.

E isso será bom ou ruim ?

Acredito que todo profissional de TI tem que saber Linux. Afinal, o Linux expande muito as possibilidades. Simplemente porque Cloud é Linux. Servidor é Linux. Contêineres e Kubernetes são Linux. Mobile é Linux. E tudo roda melhor no Linux.

Mas até onde o profissional deve aprofundar em Linux? Tudo depende do gosto do freguês e naturalmente do mercado.

Se o profissional depois de ter uma certificação em Linux pretende aprofundar em segurança, base de dados ou mesmo desenvolvimento, a prova XK0-004 pode ser uma boa pedida. Você faz uma só prova e ainda com menor preço do que fazer as duas da LPIC-1 (101/102).

Por outro lado, se você gosta bastante de infra, e quer aprofundar em Linux, não vai fazer sentido ficar só com a certificação XK0-004, de forma que valerá a pena investir na carreira da LPI.

O que não fará sentido é fazer a XK0-004 e depois seguir pela trilha da LPI.

Aproveite enquanto dá!

De qualquer forma, se você quiser aproveitar a parceria da CompTIA com a LPI e ter duplo certificado, aproveite… que ainda dá tempo!

Nosso curso de LPI/CompTIA foi feito para colocar essa dupla certificação nas suas mãos.

Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode fazer a matrícula aqui com trial de 7 dias grátis. Se você já tem uma conta, pode acessar aqui.

Gostou? Compartilhe 🙂

Mudanças importantes na Prova da CompTIA Linux+
Classificado como:                                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.