Utilize vários terminais remotos com uma única conexão SSH - Certificação Linux

Utilize vários terminais remotos com uma única conexão SSH

By Prof. Uirá Ribeiro | comptia

out 02

Você conhece o comando screen ?

O comando screen é um poderoso  gerenciador de janelas que multiplexa um terminal físico entre diversos processos. Ele permite que o usuário abra diversas instâncias de terminais diferentes em um mesmo terminal físico. Você ainda pode compartilhar seu terminal com outros usuários.

Se você necessitava de abrir diversas conexões SSH com seu Linux para ter mais de um terminal disponível, é porque você ainda não conhece o screen.

Apt-get

Assista a aula sobre este comando

Nosso curso tem muito mais sobre, inscreva-se

Uma vez que você digite screen, ele vai abrir um terminal como qualquer outro. Mas ele possibilitará diversos comandos. Para ver o HELP do screen, digite Ctrl-A e “?” (sem aspas). Todos os comandos do screen devem ser precedidos pelo Ctrl-A.

Imagine que você está conectado via SSH em um servidor e vai fazer um download de um arquivo grande que irá demorar 2 horas. Você pode rodar o download “dentro” do screen, se desconectar do terminal, e então reconectar mais tarde, até de outro computador.

$ screen

$ wget http://servidornaweb.com.br/arquivomuitogrande.tar.gz

Você poderá digitar Crtl-A e a tecla “d” para se desconectar do terminal. Agora você pode inclusive se desconectar da sessão SSH.

Quando quiser reconectar ao terminal do screen, reconecte na sessão SSH, e então digite o comado:

$ screen –r

Se você tiver mais de uma sessão aberta no screen, deverá informar a sessão a que deseja se conectar. Para ver quais sessões estão abertas:

$ screen -ls
There is a screen on:
        12604.pts-0.svnserver   (Attached)
1 Socket in /var/run/screen/S-ec2-user.

Para se conectar na sessão 12604:

$ screen –r 12604

Você também pode abrir diversas sessões com o Ctrl-A, depois “c”. Para alternar entre as sessões, você deve digitar Ctrl-A e depois “n” ou “p” para navegar para frente (Next) ou para trás (Previous). Isto evita que você precise se conectar em diversas vezes via SSH.

Você também pode ativar o log de tudo que foi digitado no terminal, ativando o log através do comando Ctrl-A e “H”. Para desativar o log, basta apertar Ctrl-A e “H” novamente.

Gostou? Compartilhe 🙂

Quer saber mais? Faça nosso curso de Linux por apenas 29,00.

Follow

About the Author

Graduado em Computação e Mestre em Informática. Atualmente é Diretor Geral da Universidade Salgado de Oliveira responsável por 10 cursos. Tem experiência em telecomunicações, desenvolvimento, e-learning e gestão de pessoas. É autor dos livros Certificação Linux, Sistemas Distribuídos, Metodologia Científica Teoria e Prática, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e 37 Hábitos dos professores altamente eficazes.

Mostrar Botões
Esconder Botões