Tenha o controle da sua rede - Certificação Linux

Tenha o controle da sua rede

By Prof. Uirá Ribeiro | certificacao

set 30

Implantar uma ferramenta de monitoramento para um servidor, rede ou dispositivo pode se tornar caro e complexo. O mercado tem diversas soluções de serviços contratados que acabam sendo custosos em longo prazo, e existem soluções em software mais simples e eficientes que podem trazer bons resultados com profissionais de TI bem treinados. Um bom exemplo entre esses serviços é o Zabbix.

Nesse post você vai conhecer um pouco mais sobre o Zabbix, como ele trabalha com o monitoramento de servidores, e entender porque é importante saber como aproveitar esse software. Acompanhe!

O que é Zabbix?

Zabbix é uma ferramenta open source que funciona primariamente em servidores Unix-like, como os que trabalham com Linux, e é usada no monitoramento de redes e serviços, podendo fazer análises de desempenho, de experiência de usuários, e permitindo a administração do software via web.

O Zabbix também pode ser configurado para realizar o monitoramento de celulares – incluindo sistemas iOS, Android, e Windows Phone – e é interessante para serviços de TI por também conseguir realizar ações automáticas de acordo com eventos específicos, gerando métricas automáticas do sistema geral, ou apenas das máquinas monitoradas, através do uso de agentes (programas instalados nas máquinas que passam informações sobre o uso para o servidor).

Para que isso seja possível, o Zabbix trabalha com 3 principais módulos no sistema de monitoramento: o Zabbix ServerZabbix Proxy, e Zabbix Agent.

Zabbix Server

O módulo de servidor do Zabbix é a parte central do software e é o único módulo que só pode ser instalado em Linux ou sistemas Unix. É ele que coleta os dados enviados pelos agentes presentes nas máquinas e também monitora todo o tráfego da rede. O sistema que é acessado via web fica instalado no módulo Zabbix Server, e quando ele detecta algum problema ou anormalidade na rede são gerados alertas para que os problemas sejam verificados.

Para auxiliar na compreensão de falhas da rede e o que pode ser melhorado, o Zabbix Server também armazena dados sobre todas as análises feitas em um banco de dados, criando um histórico que pode gerar gráficos e painéis para informar a equipe de TI.

Zabbix Proxy

A instalação do módulo proxy do Zabbix é opcional, mas ele é quem faz o monitoramento da rede onde está instalado, coleta dados de desempenho e acesso, e envia as informações para o Zabbix Server. O módulo proxy é normalmente usado em casos quando o controle e análise de redes remotas – como filiais de uma empresa – se torna necessário, e o software pode executar suas tarefas sem que sejam necessários administradores de rede em diferentes locais.

Zabbix Agent

O Zabbix Agent é um pequeno software instalado nas máquinas que serão monitoradas. O programa acompanha o desempenho local – como uso dos discos rígidos, consumo de memória, uso do processador e erros ocorridos – e envia os dados coletados ao Zabbix Server, além de alertar a equipe em caso de algum problema.

O uso do Zabbix Agent é importante para que a empresa consiga realizar a manutenção adequada dos equipamentos, evitando custos mais altos, e que possa otimizar seus sistemas. Por ser usado em uma grande diversidade de computadores, o Zabbix Agent pode ser instalado em boa parte dos sistemas operacionais, como: Windows, OS X, Linux, Solaris, HP-UX, AIX, e outros.

Entenda como usar o Zabbix

Para garantir um aprendizado eficiente, é importante fazer cursos que preparem a equipe para o uso do Zabbix no monitoramento de uma empresa. Com uma plataforma open source, ele é aberto a alterações e funciona em diferentes tipos de sistema, oferece uma ferramenta completamente acessível via web e pode monitorar diferentes tipos de hardware.

Quer aprender a usar o Zabbix? Conheça nosso curso!

Follow

About the Author

Graduado em Computação e Mestre em Informática. Atualmente é Diretor Geral da Universidade Salgado de Oliveira responsável por 10 cursos. Tem experiência em telecomunicações, desenvolvimento, e-learning e gestão de pessoas. É autor dos livros Certificação Linux, Sistemas Distribuídos, Metodologia Científica Teoria e Prática, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e 37 Hábitos dos professores altamente eficazes.

Mostrar Botões
Esconder Botões