Comando mkdir no Linux (cria diretório) [Guia Básico]
O comando mkdir no Linux cria um ou mais diretórios abaixo do diretório local. Você precisa ter permissões para escrita no diretório para executar o mkdir.
As opções mais frequentes são:
- -p: Cria o diretório especificado mesmo que o diretório pai não exista. Neste caso, cria também o diretório pai;
- -m: Configura a permissão do diretório criado. As permissões possíveis são rxwrxwrxw (veremos mais adiante).
- Exemplos:
Cria o diretório documentos:
$ mkdir documentos
Cria o diretório cartas abaixo do diretório documentos. Se documentos não existir, cria-o primeiro antes do cartas:
$ mkdir –p documentos/cartas
Cria o diretório modelos abaixo do diretório documentos com as permissões de leitura, escrita e execução para o dono do diretório, seu grupo e outros usuários:
$ mkdir –m 777 documentos/modelos
Aprenda muito mais sobre Linux em nosso curso online. Você pode efetuar a matrícula aqui. Se você já tem uma conta, ou quer criar uma, basta entrar ou criar seu usuário aqui.
Gostou? Compartilhe