Criador da Web quer criar uma nova Web Descentralizada - Certificação Linux

Criador da Web quer criar uma nova Web Descentralizada

By Prof. Uirá Ribeiro | Web

dez 01

Criador da rede mundial de computadores, Tim Berners-Lee revelou seus planos para criar uma nova web descentralizada onde os dados serão controlados pelos usuários.

Tim Berners-Lee é conhecido por criar a world wide web, ou seja, a internet que você conhece hoje. Mais de duas décadas depois, Tim está trabalhando para libertar a internet das garras dos gigantes corporativos e devolver o poder ao povo através de uma rede descentralizada.

Basicamente, o Solid é uma plataforma construída usando a web existente onde você cria ‘pods’ próprios (armazenamento de dados pessoais). Você decide onde esse pod será hospedado, quem acessará qual elemento de dados e como os dados serão compartilhados por meio desse pod. Esses Pods podem ficar em qualquer computador, e de preferência em vários, em uma rede peer-to-peer (Lembra do Napster?… pois é…)

Hoje a Internet a pesar de não ter um dono, e de estar espalhada, a Internet centralizada depende de servidores. Só que a maioria dos servidores está na mão de um punhado de empresas, como a Amazon (AWS), Microsoft (Azure), Google (Cloud), Facebook, e dentro dos Data Centers das grandes Teles.

A idéia de Berners-Lee é uma versão descentralizada dependeria de uma rede peer-to-peer construída sobre uma comunidade de usuários. Seus dispositivos conectados à Internet hospedariam a internet, não um grupo de servidores de alta potência. Cada site seria distribuído por centenas de nós em diferentes dispositivos, eliminando a possibilidade de um único servidor falhar devido a, digamos, um ataque DDoS.

A sobrecarga do governo também pode ser reduzida: um projeto que está sendo desenvolvido hoje, o Anonymouse, hospeda “microblogs” anônimos através de uma rede de telefonia móvel. Dentro dos países ameaçados por um governo autoritário, projetos como esses podem permitir que a informação seja distribuída livremente.

A tecnologia que permite isso é a mesma que impulsiona as criptomoedas: blockchain. Um protocolo blockchain é projetado para permitir transações em uma rede distribuída sem a necessidade de um intermediário supervisionando o processo. Qualquer informação pode ser observada por qualquer pessoa e é codificada de uma forma que não deixa ninguém mexer nela.

Berners-Lee acredita que o Solid

capacitará indivíduos, desenvolvedores e empresas com maneiras inteiramente novas de conceber, construir e encontrar aplicativos e serviços inovadores, confiáveis e benéficos”.

Os desenvolvedores precisam integrar o Solid em seus aplicativos e sites. Solid ainda está nos estágios iniciais, então não há aplicativos por enquanto, mas o site do projeto afirma que “a primeira onda de aplicativos Solid está sendo criada agora”.

Berners-Lee criou uma startup chamada Inrupt e tirou um período sabático do MIT para trabalhar em tempo integral no Solid e levá-lo “da visão de poucos para a realidade de muitos”.

Se você estiver interessado em Solid, saiba como criar aplicativos ou contribuir com o projeto de sua própria maneira. Naturalmente, será preciso muito esforço para construir e impulsionar a ampla adoção do Solid, de modo que cada contribuição contribua para o sucesso de uma rede descentralizada.

Um punhado de startups já está usando o blockchain para substituir certos serviços comuns da Internet: a Everipedia espera se tornar a Wikipedia no blockchain, por exemplo, enquanto a Mastodon espera se tornar o Twitter descentralizado.

Você acha que uma web descentralizada será uma realidade?

Follow

About the Author

Graduado em Computação e Mestre em Informática. Atualmente é Diretor Geral da Universidade Salgado de Oliveira responsável por 10 cursos. Tem experiência em telecomunicações, desenvolvimento, e-learning e gestão de pessoas. É autor dos livros Certificação Linux, Sistemas Distribuídos, Metodologia Científica Teoria e Prática, TCC - Trabalho de Conclusão de Curso e 37 Hábitos dos professores altamente eficazes.

Mostrar Botões
Esconder Botões