Como usar o comando grep no linux? Veja 4 exemplos práticos

O comando grep no Linux é a melhor forma de buscar por arquivos e padrões através de linhas de texto, dentro do sistema operacional. Saber manipular esse comando é essencial para facilitar a rotina dos usuários e profissionais que trabalham com Linux em seu dia a dia. 

Mas, quando o assunto é o comando grep, muitas dúvidas surgem, como: para que esse controle serve? Como usá-lo para resolver impasses no cotidiano? E quais são alguns exemplos práticos de utilização? 

Pensando em te ajudar com essas questões, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, incluindo exemplos de linha de código que você pode utilizar para diversas situações. Acompanhe!

O que é o comando Grep?

O Grep, Global Expression Regular Print, de modo simples, se refere ao comando que faz a busca de padrões ou expressões dentro dos arquivos de texto presentes no sistema, conforme a solicitação do usuário. 

Em termos mais técnicos, o grep pode ser considerado um aplicativo que realiza buscas por strings (palavras) especificadas, dentro de todo o conteúdo de dados, através de expressões regulares (chamadas de regex). 

Sintaxe

A sintaxe do comando Grep se resume a: 

  • grep [opções] regex [arquivos];
  • ou ainda: comando | grep [opções] regex.

Nessa estrutura, é importante identificar o que cada segmento significa:

  • grep: o comando;
  • opções: como os filtros do comando;
  • regex (ou padrão): o que precisa ser localizado;
  • arquivos: o local onde você deseja encontrar o termo buscado. 

Através dessas sintaxes de comando, o grep lê todas as linhas dos arquivos e, quando encontra a informação correspondente à expressão regular, a seleciona e “imprime” ou mostra, na tela como resultado. 

Dentro de cada comando, existem inúmeras opções, cada qual com uma finalidade específica, a fim de filtrar as buscas por informações. 

Para ilustrar, saiba que existem opções que exibem o número de linhas, realizam buscas recursivas, ou ainda inverte o modo de busca, mostrando apenas as linhas de arquivos que não coincidam com o padrão buscado. 

E para que ele serve?

Assim como todas as funcionalidades do Linux, o comando Grep serve para facilitar a pesquisa dos usuários e filtrar informações da melhor maneira possível. 

Assim, mesmo em arquivos de texto imensos, com muitas linhas, expressões e dados, é possível encontrar apenas a expressão desejada. 

O contrário também é verdadeiro: caso um termo se repita muito, é possível fazer uma filtragem, a fim de retornar apenas os resultados diferentes dele, através de comandos como o -v (símbolo de menos e letra V), responsáveis por essa função de retorno de informações que não correspondam com a regex. 

Mas, não se preocupe: falaremos mais sobre cada um dos principais comandos a seguir, para que você entenda melhor como usá-los no seu dia a dia, a fim de otimizar tempo, processos e recursos. 

E como usar o comando Grep no Linux?

grep-como-funciona Como usar o comando grep no linux? Veja 4 exemplos práticos
Foto: Pexels | Como usar essa função?

Você pode usar o comando Grep no Linux sempre que quiser e precisar identificar um termo específico em algum arquivo do seu sistema operacional.

Caso queira identificar, por exemplo, todos os locais em que o seu nome aparece, o grep pode tornar isso possível. 

Ou ainda, em um arquivo que precise de alteração, por exemplo, o programador ou desenvolvedor poderia aplicar o filtro do nome ou termo buscado, além de acionar a opção que disponibiliza o número da linha em que o termo aparece. 

Entender melhor sobre as variedades de opções presentes no sistema linux, basta abrir o terminal de comandos e realizar a busca por “grep -help”. Assim, todas as opções e explicações disponíveis serão mostradas. 

Essa simples busca servirá como uma espécie de glossário, para que você possa conhecer todas as opções disponíveis no sistema de grep no linux.

Exemplos de uso do comando Grep

grep-comando Como usar o comando grep no linux? Veja 4 exemplos práticos
Foto: Freepik | Entender sobre Grep é totalmente útil. 

Agora que você já sabe como o Grep funciona, e como ele pode ser aplicado, vamos conectar o conhecimento teórico ao prático, através de exemplos de uso interessantes do comando Grep. 

Você pode reproduzir os exemplos abordados aqui no seu próprio terminal linux, para fins de estudo e teste. Dessa forma, será muito mais simples gravar os comandos e entender de verdade. 

Pesquisar palavra em arquivo de texto

Para identificar uma palavra específica em um arquivo de texto, basta reproduzir o comando grep com incluindo a palavra desejada e o local em que os arquivo está. 

Aqui, como exemplo, usaremos a palavra “command” no local “grep”:

<code>grep command grep</code>

Pesquisar palavra ignorando letras maiúsculas e minúsculas

Para se certificar de que tanto palavras que iniciam com letras maiúsculas, quanto minúsculas, podem ser encontradas, basta incluir a opção “-i” (sem as aspas), como o modelo:

<code>grep -i solicitação arquivo</code>

Seguindo ainda o exemplo acima, da palavra “command”, a estrutura ficaria assim:

<code>grep -i command grep</code>

Assim, todas as linhas que contam com a palavra “command”, independente de serem escritas em letras maiúsculas ou minúsculas, serão mostradas em uma cor diferente, para destacar. 

Contador de palavras

Se você quer descobrir quantas vezes a palavras ou termo desejado aparece nos arquivos de texto presentes no diretório escolhido do seu sistema operacional, basta acionar o comando -c. 

Com ele, você pode verificar a contabilização das palavras pesquisadas de modo simples e eficaz. Basta seguir a estrutura abaixo:

<code>grep -c solicitação arquivo</code>

Buscar palavra em diversos arquivos 

Nos casos de buscas mais amplas, em que você precisa considerar onde a palavra pesquisada aparece, independentemente do local do arquivo, basta incluir a opção -l, conforme o exemplo de estrutura abaixo:

<code>grep -l solicitação ./*</code>

Esses são apenas alguns exemplos de como as opções e comandos grep podem ser personalizados conforme as suas necessidades de busca e identificação de arquivos. 

Existe uma infinidade de conteúdos esperando por você, para tornar a sua rotina com o manuseio do sistema linux mais simples e eficiente. 

Aprenda Linux com a Plataforma de Ensino mais completa do mercado!

Conclusão

Percebeu como o comando grep é útil? Assim como este comando, existem várias outras utilidades que você só descobre quando passa a estudar as peculiaridades do sistema linux. 


Se você deseja aprender mais, a melhor opção é navegar pela nossa plataforma de cursos da Certificação Linux. Você pode escolher o curso que mais atende às suas necessidades atuais e ter a garantia de aprendizado com o professor mais experiente do ramo!