fbpx

A competição por talentos qualificados continua forte no atual mercado de trabalho. O aumento da remuneração e a alta demanda por profissionais de tecnologia significa que eles estão mais ansiosos para aproveitar novas oportunidades.

gestao_de_talentos_ti Garanta que seu talento em TI fique sempre por perto

De acordo com um estudo recente do LinkedIn, o setor de tecnologia enfrentou a maior taxa de rotatividade em comparação com outros setores, com 13,2% em 2017.

Enquanto o dinheiro fala, quando se trata de reter o talento técnico que você quer, o salário não é tudo. A cultura da empresa e as oportunidades de carreira têm um enorme impacto sobre o desejo de ficar, especialmente quando você se depara com start-ups da moda ou com gigantes da tecnologia bem pagos.

Inspirar seu talento técnico superior para ficar com você pode parecer uma batalha constante e difícil, mas realmente não precisa ser assim. Aqui estão algumas dicas para garantir que seus melhores funcionários permaneçam por perto:

Entenda o que seus funcionários valorizam: Refeições servidas, mesas de pebolim, salas de entretenimento e escritórios que aceitam animais de estimação.

sala-google-brasil-1024x639 Garanta que seu talento em TI fique sempre por perto

Uma vez perguntei para uma funcionária de boutique uma marca de Café em cápsulas famosa, se ela gostava de trabalhar lá. Ela disse que sim, e que o principal motivo era que a gerência se preocupava com eles. Perguntei o que especificamente isso significava. A resposta foi simples e ao mesmo tempo arrebatadora: eles servem suco de frutas pra gente.

De todas as indústrias, a tecnologia oferece algumas das vantagens mais elaboradas e modernas para ajudar a atrair e reter talentos. Mas eles funcionam? Claro, eles podem ser atraentes nos estágios iniciais da carreira, mas se você oferecer essas vantagens sem entender o que os funcionários realmente precisam para fazer o melhor trabalho, é improvável que você perceba um aumento nas taxas de retenção ou na produtividade de seu investimento.

Sugerimos que a melhor maneira de saber o que seus funcionários desejam é se envolver com eles e descobrir quais benefícios eles valorizam. Crucialmente, certifique-se de seguir o que eles disseram. Afinal, conversar com os funcionários é como o Facebook aperfeiçoou seus benefícios em primeiro lugar. Todo ano, o Facebook convida seus funcionários a realizar uma pesquisa de benefícios que mede a satisfação e o envolvimento com o programa de benefícios.

Compartilhe a visão: O trabalho significativo é importante para todos os profissionais de tecnologia e, com a natureza de seu papel, pode ser fácil colocá-los em caixa no cargo técnico. Aproveite o tempo para ajudá-los a entender como cada um de seus papéis está contribuindo para a missão e a visão da organização e destacar como seu trabalho é importante.

Os funcionários que entendem seu objetivo e contribuição para as metas gerais da organização serão mais comprometidos e engajados.

O Salesforce tem um modelo exclusivo chamado V2MOM (visão, valores, métodos, obstáculos e medidas) que alinha a liderança e a estratégia da empresa com as metas de cada funcionário.

O V2MOM de cada funcionário é exclusivo para eles, mas está alinhado com o V2MOM da empresa. Isso permite esclarecer a direção do negócio e permite que os funcionários mapeiem suas metas de acordo com o negócio.

alcatel_lucent-e1437950518809-684x456 Garanta que seu talento em TI fique sempre por perto

Na Lucent Technologies onde trabalhei tínhamos o GPP (Global Performance Plan) que nada mais era do que uma folha A4 riscada ao meio. Na parte da esquerda tínhamos o que se esperava de nós pelo próximo ano, com metas claras e fáceis de medir. Na parte da direita, cada funcionário colocava seus resultados obtidos no período e toda a avaliação era medida por ali.

Saiba ainda que 90% do trabalho de reter talentos é trabalhar com os gestores intermediários.

As pessoas deixam os gerentes, não as organizações: os profissionais de tecnologia não querem apenas ficar sozinhos para codificar, querem poder contribuir com ideias e oferecer novas maneiras de fazer as coisas, então empregam gerentes comprometidos em ajudar os funcionários a crescer.

Eles devem ser bons em motivar e inspirar os membros de sua equipe, gerenciando o desempenho – bom e ruim, e estabelecendo metas úteis.

Gerentes especializados geram desempenho, engajamento e retenção e desempenham um papel fundamental na conquista de metas de negócios, portanto, recompense os gerentes que o fizerem com sucesso.

Também é aconselhável reservar um tempo para analisar o que sua organização faz para desenvolver seus gerentes.

Incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal: ao investir no desenvolvimento de cada funcionário, você os ajuda a se aproximar de suas metas profissionais.

Promova conversas que lhes permitam ser honestos e abertos sobre o que querem alcançar, tanto a nível profissional como pessoal. Em uma pesquisa com desenvolvedores, o Stack Overflow descobriu que os profissionais de tecnologia priorizam oportunidades para trabalhar em papéis diferentes ou mais técnicos em relação a outros fatores por uma grande margem.

Na Lucent, o GPP como falei acima sempre tinha duas ou três metas pessoais que o funcionário tinha que buscar atingir. Pode ser tirar carteira de motorista, aprender uma nova língua, etc. E isso fazia parte da avaliação do funcionário.

Incentivar a orientação de indivíduos ambiciosos para dirigir e treinar funcionários juniores. Envie funcionários para conferências e encontros e dê a eles a chance de trabalhar em outros projetos. Recomende cursos on-line, seminários on-line e comunidades para funcionários que desejam aumentar seu conjunto de habilidades técnicas.

Dito isso tudo, é importante criar uma cultura de promover a partir de dentro: Criando uma cultura da empresa que valoriza o avanço na carreira dos funcionários levará a maior envolvimento e retenção dentro da organização.

Recompensar funcionários de alto desempenho demonstra que você se importa com a progressão e o desenvolvimento de sua carreira. Ele também ajudará na criação de um fluxo de talentos para a liderança de sua organização. Com profissionais de tecnologia altamente qualificados já em falta, faz sentido cultivar seus candidatos a partir de dentro.

Invista em seu talento tecnológico e eles investirão em você.

Garanta que seu talento em TI fique sempre por perto
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.